Eu sei bem que quando falamos de região perianal, região íntima... sempre existe uma resistência, um sentimento de constrangimento, de vergonha, ou até alguns preconceitos mesmo! Tudo isso é reflexo de uma carga sociocultural e de educação familiar, mas que precisamos superar e debater.
E a primeira forma de promovermos a saúde efetiva e integral é falando sobre isso.
É importante que você entenda que alterações no hábito intestinal ou na região retal e anal, precisam de investigação. Esses mesmos sintomas listados acima podem indicar um problema simples, como um quadro hemorroidário, mas também podem ter relação com alterações bem mais sérias!
E quando falamos de "alterações mais sérias", apresentar sintomas nunca é um bom indicativo. O que significa que se você tem 45 anos de idade ou mais, antes mesmo de notar tais alterações, que tal realizar um check-up anal com seu coloproctologista, realizar seus exames de rotina e garantir a prevenção efetiva de problemas como o câncer colorretal?!
Estamos combinados?!
Envia esse post para aquele(a) amigo(a) ou familiar que sempre tenta resolver as coisas sem ir ao médico ou que precisa desse alerta!
Dra. Sonaira Bernardes
Coloproctologia
CRM-DF: 21376
RQE: 15426 e 17106
Capital Financial Center: Bloco A, Salas 06 e 07 (Mezanino Andar 01 SIG Quadra 4, Lotes 125/175, St. Sudoeste
Telefone: (61) 99670-7120
Brasilia - DF