Aumento da quantidade e do volume de evacuações por dia, amolecimento das fezes por um período de no mínimo 04 SEMANAS, geralmente acompanhado por gases, cólica, urgência em defecar e em alguns casos também náuseas e vômito.
⠀⠀⠀
Se identificou ou conhece alguém próximo que esteja passando por isso?
⠀⠀⠀
Bem, nesse caso é importante o acompanhamento médico para avaliação desses sintomas e solicitação de exames que possam ajudar na identificação da causa da diarreia crônica. Pois, nesses casos não são evacuações isoladas, é um quadro persistente que pode levar a problemas como a #desidratação, perda de eletrólitos do sangue, desmaios, arritmias, etc.
⠀⠀⠀ Principais causas:
Intolerâncias ou alergias alimentares: por exemplo a intolerância à #lactose ou ao #glúten, ou alergia a proteína do leite, que podem causar irritação e inflamação do intestino.
Infecções: que podem ser causadas por parasitas, ou por #bactérias e #vírus, principalmente rotavírus.
⠀⠀⠀ Síndrome do intestino irritável: causando alteração do funcionamento do intestino e, consequentemente, pode levar a essa condição.
⠀⠀ Doenças autoimunes: como as doenças inflamatórias intestinais (doença de #Crohn ou retocolite ulcerativa) ou a doença celíaca, por exemplo.
⠀⠀ Uso de medicamentos: alguns com efeito #laxante.
⠀⠀ Insuficiência do pâncreas: isso pode causar alteração na absorção de gorduras, levando a uma diarreia pastosa, brilhante e com conteúdo gorduroso; ⠀⠀⠀
Câncer intestinal: provocando não a #diarreia, como a perda de peso, cansaço e sangramento nas fezes, etc.
⠀⠀⠀