O pólipo colorretal é o resultado do crescimento anormal da mucosa do intestino, que se projeta da parede do tubo digestivo. Eles podem ser hiperplásicos e inflamatórios (são os mais comuns, mas, em geral, não são pré-cancerígenos) ou pólipos adenomatosos (#adenoma) (que podem crescer até sofrerem uma transformação maligna - adenocarcinoma).
ㅤㅤ
Independente do tipo, todos eles merecem atenção e devem ser removidos via colonoscopia ou em cirurgia minimamente invasiva e submetidos à #biopsia para promover a prevenção ao câncer colorretal.
ㅤㅤ
Mas, será que eles podem retornar?
A recorrência (reaparecimento) não é comum, porém pode acontecer. Isto significa que os novos pólipos devem também ser retirados e submetidos à biopsia. Inclusive, podem surgir novos pólipos em locais diferentes!
ㅤㅤ
Por isso a importância de repetir a colonoscopia periodicamente, conforme indicação! Esse intervalo de tempo entre um exame e outro depende dos achados do último exame, assim como do risco (pessoal e familiar) que cada indivíduo tem de desenvolver #câncer intestinal.
ㅤㅤ
Por isso, não negligencie a realização desse exame!!