Polipose  adedomatosa  familiar.
AGENDAR CONSULTA

Polipose adedomatosa familiar.

27/02/2021 às 09:56:35

Essa é uma doença hereditária na qual há o surgimento de muitos (geralmente 100 ou mais) pólipos pré-cancerosos ao longo do intestino grosso e no reto, durante a #infância ou na #adolescência
⠀⠀⠀
 E sim, isso representa uma forte predisposição hereditária ao câncer, em especial ao câncer colorretal. As pessoas com essa condição podem desenvolver outras complicações, por exemplo, vários tipos de #tumores não cancerosos que se manifestam em qualquer parte do corpo (na pele, no crânio, na mandíbula, etc).
⠀⠀⠀
 Existe sintoma?
A maioria das pessoas não tem sintomas, podendo haver apenas hemorragia retal. Em alguns casos, a depender do tamanho da colônia, isso pode causar #cólicas, dores abdominais e obstrução intestinal.
⠀⠀⠀
 Então o que fazer?
Mediante a suspeita, ou outros casos na família, é importante a consulta com o coloproctologista para o correto diagnóstico por meio de uma #colonoscopia.
⠀⠀⠀
 Exames genéticos ou preventivos, uma vez ao ano, como a sigmoidoscopia também são solicitados. E no caso dos filhos de pessoas com polipose adenomatosa familiar é importante haver o rastreio quanto à presença de câncer hepático entre o nascimento até os cinco anos de idade.
⠀⠀⠀
 Precisamos dar atenção a situações como esta para evitar o desenvolvimento de câncer e para cada situação haverá uma indicação de tratamento específica. Então, não negligencie sua saúde e a saúde da sua família! 

 

Dra. Sonaira Bernardes
-Coloproctologia
-CRM-DF: 21376
- RQE: 15426 e 17106