Todo e qualquer esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (constipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas. Até mesmo os quadros de diarreia podem favorecer a trombose hemorroidária! 💥
🆘 Disparadamente, os hábitos de evacuação ruim (além da hereditariedade) estão muito relacionados à dilatação ou inflamação das hemorroidas e aparecimentos das crises.
No caso da diarreia, devido ao constante esforço na parte inferior do ânus e/ou por permanecer longos períodos no vaso sanitário, isso pode aumentar a pressão nos vasos hemorroidários e, com o tempo, provocar um aumento de tamanho e, posteriormente, levar a sintomas como sangramento, prolapso (saída para fora do ânus), dor ou coceira anal, por exemplo.
Então, as recomendações são simples: 👇
• Se você apresenta diarreia crônica, primeiro precisamos investigar a origem dessa disfunção, fale com seu coloprocotologista e busque ajuda, isso não é normal. 💩
• Bem como também se você já apresenta esses últimos sintomas, precisamos conversar mais em consultório para o correto diagnóstico e tratamento no seu caso!
• Evite ficar longos períodos sentado no vaso sanitário, isso aumenta a pressão abdominal, e, sem você perceber, o inchaço das hemorroidas pode estar acontecendo!
Combinados?!
Compartilhe esse alerta com aquele(a) amigo(a) ou familiar que vive se queixando de problemas como diarreia ou demora muito no banheiro!
Dra. Sonaira Bernardes
Coloproctologia
CRM-DF: 21376
RQE: 15426 e 17106
Capital Financial Center: Bloco A, Salas 06 e 07 (Mezanino Andar 01 SIG Quadra 4, Lotes 125/175, St. Sudoeste
Telefone: (61) 99670-7120
Brasilia - DF