Cisto pilonidal é uma lesão que geralmente surge na parte terminal da coluna vertebral (região sacrococcigiana), ali no início do sulco que separa as nádegas, sabe?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Conforme vocês conseguem observar na ilustração acima, a palavra pilonidal, faz referência a um “ninho de pelos”, isso ocorre por vários fatores:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pelos soltos atravessam a pele e se alojam na camada subcutânea, por atrito, pressão ou calor e geram uma reação inflamatória que dá origem aos cistos
Alterações hormonais e nas glândulas sebáceas, favorecem a manifestação de #foliculite e dão origem a um abscesso pilonidal doloroso;
Os famosos #pelos encravados, que se curvam e penetram novamente no folículo piloso onde continuam crescendo;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Alguns fatores de risco para o desenvolvimento do problema são microtraumas de repetição; obesidade, #sedentarismo, roupas muito justas, falta de #higiene, até o fato de ficar muito tempo sentado!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
-Embora sejam assintomáticos no início, na fase aguda podem apresentar dor, edema, secreção purulenta, febre, náuseas e cansaço.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
-Para tratar, após o diagnóstico clínico, em cada fase seguiremos um protocolo:
Tendo se formado o #abscesso, faremos a drenagem da secreção com anestesia local, fazendo uma pequena incisão na pele. Não é preciso internação hospitalar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nos casos de recorrência, o tratamento é cirúrgico, onde deixamos a ferida aberta para “cicatrização por segunda intenção”, ou se realiza retalho para fechamento da área cruenta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ativa as notificações, que vou trazer mais recomendações sobre o tema! Conhece alguém que já apresentou o #cisto? Marca ela aqui no post para saber mais!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Dra. Sonaira Bernardes
Coloproctologia
CRM-DF: 21376
RQE: 15426 e 17106