Consegue identificar?

Consegue identificar?

23/11/2020 às 23:00:55

Essa é uma dúvida recorrente: a protuberância ou excesso de pele localizada na parte externa do ânus, será uma hemorroida ou um plicoma?
Bem, a primeira coisa que você deve saber é que para diferenciar um do outro, é melhor contar com ajuda profissional, uma vez que no caso da hemorroida o tecido é altamente vascular, cheio de vasos sanguíneos.
Apenas olhando, o aspecto pode ser bastante semelhante. Mas a diferenciação diagnóstica é fundamental para condução do tratamento.
No caso do plicoma:
- Você pode apresentar prurido (coceira), dificuldade de higienização e episódios de inflamação no local;
- O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, varia de acordo com o tamanho do plicoma e com o nível de incômodo do paciente.
- Sua origem geralmente tem relação com um processo inflamatório crônico no ânus, que acabou inchando a região e que, quando desinchou, deixou uma pele em excesso, como:
-#Fezes duras, que podem lesar o ânus;
-#Gravidez;
-Fissuras anais;
-Irritações locais, como micoses, dermatites e eczemas anais;
-As próprias #hemorroidas;
-Complicação na cicatrização de uma #cirurgia na região anal, entre outros!
Corrigir esses fatores é fundamental para uma boa recuperação cirúrgica, e para que o plicoma não se apresente novamente!
 Dicas para evitar o agravamento do problema:

- Evitar o uso do papel higiênico, opte pela higienização com água e sabão neutro após a evacuação;
-Evite manipular o #plicoma anal;
- Não segure a vontade de #evacuar, para não causar outras alterações!
Notou uma saliência atípica na região anal? Busque um coloproctologista!

Brasília – DF