Estágio 0
É quando a doença está contida no revestimento interno do cólon. Nesse caso, é realizada uma polipectomia (remoção do pólipo) ou excisão local através da #colonoscopia, por exemplo.
ㅤㅤ Estágio 1
O tumor já se desenvolveu através de algumas camadas do cólon, mas não foi além da parede do intestino ou atingiu os linfonodos próximos. Se o tumor for de alto grau ou existirem células cancerígenas próximas do pólipo, é indicada uma cirurgia. Não tendo a necessidade de terapias adicionais.
ㅤㅤ Estágio 2
Agora existe a possibilidade dos tumores terem se desenvolvido através da parede do cólon, ou invadido o tecido adjacente. A colectomia parcial pode ser indicada e também a quimioterapia, se existir um risco de recidiva, considerando alguns fatores clínicos.
ㅤㅤ Estágio 3
O tumor se disseminou para os linfonodos próximos, porém não se espalhou para outros órgãos. A cirurgia (colectomia parcial) e quimioterapia adjuvante é o tratamento padrão.
ㅤㅤ Estágio 4
É quando o tumor se disseminou para outros órgãos e tecidos. E se, pelo tamanho ou quantidade, as metástases não podem ser removidas cirurgicamente, pode ser aplicada a quimioterapia neoadjuvante (realizada com o objetivo de reduzir os tumores antes da cirurgia), por exemplo.
ㅤㅤ
Obviamente, existem, MUITAS variáveis em cada estágio! O objetivo deste post é alertar para a PREVENÇÃO! O Câncer de cólon pode ser prevenido!
ㅤㅤ
Juntos a favor da vida!
ㅤㅤ⠀⠀⠀
Dra. Sonaira Bernardes
- Coloproctologia
- CRM-DF: 21376
- RQE: 15426 e 17106