Os #idosos fazem parte do grupo de risco para COVID-19 e também são mais propensos a desenvolver problemas intestinais como diverticulite e a apresentar distúrbios do trato digestivo (por exemplo, constipação) como efeito colateral de tomar determinados medicamentos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Também com a idade pode haver o aumento excessivo de determinadas bactérias, dando origem a dor, inchaço, perda de peso e em redução da absorção de certos nutrientes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já falamos aqui sobre a grande participação do intestino na resistência imunológica (volte alguns posts ) e se a saúde intestinal não vai bem, qualquer pessoa pode estar mais vulnerável ao contágio de doenças. Como os idosos já possuem a predisposição para alguns problemas intestinais, o alerta é válido!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Então, agora mais do que nunca:
Adote a quarentena se você é idoso! Já se você convive com um idoso, muita atenção aos protocolos para saída e chegada em casa, caso precise sair para o trabalho, compras, etc.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atenção para a alimentação: nada de excessos, cuidado com consumo de sal e açúcares, alimentos processados e bebidas alcoólicas. Aumente o consumo e fibras, probióticos e hidrate-se bem.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cuidar da saúde emocional é importante, o estresse em excesso pode comprometer o funcionamento intestinal e as defesas do corpo, assim como a ansiedade e depressão. O isolamento não ajuda nesse sentido, por isso incentivar novas rotinas saudáveis é fundamental.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se o idoso já apresenta distúrbios intestinais persistentes e precisa de assistência médica, considere o atendimento on-line ou cumpra rigorosamente o distanciamento social, uso de máscaras e luvas para se dirigir até uma unidade de saúde.